O que faz uma Assistente Dentária? Quais as suas principais tarefas?

img

O trabalho de uma assistente dentária é fundamental para garantir o bem-estar do paciente na área da Medicina Dentária. As funções de uma assistente dentária são várias, nas quais se incluem preparação do trabalho, bem como os cuidados ao nível da higienização e esterilização. Saiba mais sobre o seu contributo neste artigo.


O que faz uma assistente dentária?

Tal como no caso do médico dentista, é da responsabilidade da assistente dentária respeitar sempre o paciente e providenciar o tratamento mais adequado. O trabalho desta profissional começa mesmo antes do paciente chegar e ser tratado em gabinete. Entre as tarefas de uma assistente dentária encontram-se:

  • Higienização e desinfeção dos gabinetes entre consultas;
  • Preparação dos utensílios e materiais necessários ao tratamento a assegurar na consulta e de acordo com as especificidades e métodos de trabalho de cada médico;
  • Adequação o ambiente em gabinete de acordo com o paciente. Por exemplo, se for um paciente com fobia a dentista garantir que a música ambiente permita um maior relaxamento; o programa das televisões que temos em cada gabinete possa distraí-lo o mais possível.

Uma assistente dentária assegura, igualmente, um acompanhamento permanente ao paciente que começa pela receção do mesmo em gabinete médico. Conhece cada paciente pelo seu nome estabelecendo relações de proximidade e confiança. E muitas vezes somos quem segura na mão dos pacientes que têm pânico de dentista.

A sua preparação inclui antecipar apoios médicos que sejam necessários; auxiliar em todo o tipo de tratamentos das diversas áreas de medicina dentária (desde uma simples restauração a uma cirurgia de colocação de implantes); assegurar toda a logística do processo de comunicação com os laboratórios nos trabalhos de prótese dentária; gerir stocks de materiais e relação com os nossos fornecedores; adequar o método de trabalho a cada médico, a cada paciente e de acordo com o tratamento a efetuar – o simples ato de aspiração em boca da saliva tem de garantir o conforto do paciente e a visibilidade em boca do médico -; zelar pelo tratamento e boa utilização dos materiais/equipamentos.

No nosso, caso na LusoSmile, os produtos com os quais trabalhamos são de qualidade, indicados e recomendados pela nossa equipa médica. Muitas das vezes, a atualização dos produtos e marcas a utilizar são adquiridas nas formações que os médicos frequentam, sempre com foco em aplicar métodos mais eficazes e inovadores.

Uma das tarefas mais importantes no que faz uma assistente dentária, e que tem um papel muito importante e crucial no bom funcionamento do trabalho em gabinete é a desinfeção e higienização dos mesmos, assim como a esterilização dos utensílios.

Para cada uma destas funções existem protocolos a serem seguimos à risca, e nada é feito de forma aleatória. As assistentes dentárias sabem que existem formas especificas para que o material seja limpo corretamente e os produtos de desinfeção possam atuar nos seus timings adequados.


Em que consiste o processo de esterilização?

No que se refere ao processo de esterilização podemos dividir em 4 fases principais:

  • 1ª fase - Existe uma cuba de desinfeção de material em gabinete médico onde são colocados os utensílios no fim o tratamento médico: A cuba tem desinfetante que vai atuando desde logo;
  • 2ª fase - O material é levado dos gabinetes para a sala de esterilização onde é colocado numa cuba de ultrassons para que o material vibre de modo a retirar partículas ainda existentes, durante 15 minutos;
  • 3ª fase – Após vibrar todo o material é passado por água e uma escova para retirar resquícios de partículas mais resistentes;
  • 4ª fase - Embalamento do material em mangas esterilizáveis e colocação no autoclave a esterilizar numa temperatura de, aproximadamente, 130 graus.

Em todas as fases de higienização de gabinete, esterilização e apoio ao médico, uma assistente dentária terá de ter todos os cuidados básicos essenciais e necessários a quem trabalha numa área da saúde: utilização de luvas e colocação de máscara. No caso de atos médicos, como cirurgias de implantes, existe um protocolo específico de utilização de materiais de proteção apropriados para o efeito.


Materiais

Voltando ao caso específico do nosso trabalho na LusoSmile, na hora de encomendar o material necessário para as nossas clínicas o foco é a aquisição do melhor material a um valor justo para que possamos também ter preços adequados aos pacientes com materiais de qualidade.

São algumas as horas que despendemos juntos dos nossos parceiros para que nos expliquem cada característica, vantagens, desvantagens e também para que nos apresentem produtos novos. Temos a preocupação de validar sempre se estes novos produtos apresentam características de produtos que já temos em clínica uma vez que é normal a existência de mais do que um produto com funções iguais, mas de marcas diferentes.

Somos nós que recebemos os comerciais das marcas uma vez que os médicos têm de estar focados nos pacientes que têm em agenda o que nos ajuda a desenvolver capacidades de gestão.

Após a recolha de toda esta informação é nossa preocupação apresentar os novos produtos à nossa equipa médica. Existe uma grande partilha de conhecimento entre todos os elementos das nossas equipas: quer entre equipa de uma unidade clínica, quer entre equipas das nossas 4 unidades clínicas. Só este trabalho de cooperação em equipa nos permite garantir a entreajuda necessária a meios de trabalho e conhecimento transversais a todo o grupo.

Faz parte do nosso trabalho elaboramos as notas de encomendas, rececionarmos e validarmos as mesmas.

Temos de saber como acondicionar devidamente o material onde um dos cuidados essenciais passa pelos prazos de validade dos mesmos.


Muitas vezes cabe à assistente dentária, sempre que recebe uma encomenda:

  • Verificar se as quantidades de material coincidem com o solicitado;
  • Verificar estado em que chega o material;
  • Arrumar todos o material devidamente higienizado e esterilizado quando é o caso,

Tudo isto só é possível com uma polivalência de conhecimentos da equipa de assistentes de cada clínica que estão aptas a desenvolver qualquer uma das funções acima mencionadas.

Com este artigo, ajudamos a esclarecer o que faz uma assistente dentária, o que vai muito para além daquilo que é percebido pelos clientes, em ambiente clínico. É um trabalho que engloba diversas capacidades, no trato com as pesssoas, trabalho em equipa, parceiros, verificação, esterilização e higienização.